Nesse artigo apresentaremos tudo sobre os vídeos imobiliários e a sua importância no setor imobiliário.
O que os vídeos imobiliários podem fazer pelo setor?
A partir do momento em que se começa a produzir bons vídeos, o retorno de clientes e por consequência, retorno financeiro, nesse setor é muito maior. Os vídeos imobiliários quando feitos com técnicas e qualidade colocam os corretores e as imobiliárias que aderiram a esse recurso em outro patamar.
Aliás, preste bem atenção nessa frase, que vai fazer total sentido ao longo do artigo: “Os vídeos quando são feitos com qualidade colocam os profissionais em outro patamar de mercado.”
E aqui é importante destacar que os vídeos têm esse poder de destaque, mesmo que eles não estejam sendo exibidos em emissoras de televisão, que aliás custa caríssimo.
O simples fato de disponibilizar para os clientes um bom vídeo, ou melhor, bons vídeos na internet, já vai mudar a forma como o cliente encara o profissional, a imobiliária, o site, enfim. Para aqueles que querem se destacar no mercado, fazer vídeos é o recurso ideal. Essa é a ferramenta de diferencial para esse fim.
Um site no setor imobiliário não pode ser qualquer site. Um site nesse setor não é um hospedeiro de qualquer produto. O setor imobiliário trabalha, demanda investimentos altíssimos por parte dos clientes tanto financeiramente, quanto emocionalmente. Esse tipo de site hospeda o sonho do lar perfeito, o sonho da casa própria. E é por isso que quanto mais recursos forem empregados em meios de venda, melhor.
Qual a importância dos Vídeos para o setor imobiliários
Os vídeos imobiliários propiciam muitas vantagens ao setor, pois eles adentram a casa dos clientes por meio da internet, e sem sair de casa o cliente tem a alternativa de visitar aquele que pode vir a ser o seu lar. Sem contar com o uso dos drones, que permitiram possibilidades amplas de visualização aérea do imóvel e seu entorno.
E é por isso que existe a necessidade de um vídeo profissional e de qualidade. Pois um vídeo imobiliário tem o objetivo de despertar o interesse do cliente; e para isso precisa ter algumas características específicas. Características essas que um profissional de vídeo vai saber empregar para despertará no cliente, o comprador, o propósito do vídeo: despertar o interesse por meio da curiosidade de conhecer pessoalmente o local.
E cá entre nós, o setor imobiliário é um setor que demanda uma estratégia de venda e marketing grandiosa, até por se tratar da importância do setor. Isso quer dizer que ter uma boa estratégia de marketing é fundamental. É preciso despertar no cliente a emoção, a sensação de que ele está diante de uma possibilidade imperdível. A sensação de estar diante do sonho da sua vida.
E qual outro jeito de fazer isso que é melhor do que em um vídeo imobiliário?
Esse tipo de vídeo sem dúvida nenhuma é uma vantagem especial para aqueles que trabalham com vendas de imóvel. Os vídeos imobiliários são um diferencial para o seu negócio. Eles são uma jogada de marketing fantástica! São cheios de gatilhos mentais e emocionais. Ou seja, tudo o que é necessário para efetivar vendas nesse setor pode ser empregado em uma ferramenta.
Como todos os mercados já entenderam, a realidade do setor comercial é: as pessoas hoje em dia não compram mais produtos e imóveis. As pessoas compram a sensação a emoção de experienciar momentos e sentimentos.
Então, será muito mais fácil vender um imóvel, se a imobiliária e/ou o corretor conseguir mostrar e despertar no cliente a sensação de que o imóvel apresentado pode se tornar o lar dos sonhos dele. E isso poderá ser despertado com apenas um clique; quando o cliente clica no vídeo imobiliário certo na hora da busca.
Porém, para criar vídeos imobiliários, é bom contar com um profissional ou uma empresa qualificada para isso.
O problema é que muitos corretores e imobiliárias começaram a fazer vídeos, mas não sabem das técnicas e postam um material sem nenhuma qualidade; materiais que não causam sensações boas no cliente, e ainda faz com que a qualidade do site decaia e o nome da imobiliária ou do corretor caia em descrédito.
Porque existem os dois lados:
1. A boa qualidade de um vídeo que atrai clientes
&
2. A péssima qualidade de um vídeo que espanta os clientes
Mas como contratar um bom vídeo? Como avaliar a qualidade de um vídeo para esse setor e não ser enganado?
Para ajudar com isso vamos trazer algumas agora algumas falar sobre tudo sobre vídeos imobiliários que precisa ser observado.
Porém, antes disso entenda:
Motivos para começar a apresentar vídeos imobiliários?
● Os vídeos imobiliários são capazes de criar um conteúdo enxuto e direto. Dessa forma, com os vídeos, o cliente vai conseguir ver, de forma melhor e mais adequada o imóvel ou qualquer e compreender as informações sobre ele, o imóvel;
● Os vídeos são conteúdos que se encaixam na tendência mobile. Qualquer um sabe que hoje em dia os sites de imobiliárias não são mais produzido através do modelo desktop. São construídos desde o começo já pela versão para celular. E é indispensável que qualquer setor que queira obter sucesso acompanhe a tendência;
● Os vídeos imobiliários são capazes de atrair a atenção da audiência/comprador. Ou seja, o cliente ao ver que é um vídeo, no mínimo ele vai ficar curioso para saber o conteúdo do vídeo. E isso pode despertar interesse em quem ainda não havia considerado comprar ou trocar de imóvel. Contudo, é preciso compreender que os vídeos para apresentação de um imóvel não podem ser no mesmo estilo que um stories para o instagram ou status para o whatsapp;
● O conteúdo de um bom vídeo é capaz de gerar autoridade para a construtora, a imobiliária ou corretor no mercado. E terá autoridade no mercado fará com que tal seja o primeiro a ser consultado, indicado. Ter autoridade de mercado é o objetivo de todas as marcas;
● Um vídeo feito com todos os critérios que vamos explicar logo abaixo, faz com que os imóveis que estão sendo apresentados para o cliente ou para o público de maneira geral, sejam mais atrativos. Mais reais;
● E por últimos, como já foi frisado, o vídeo é uma ferramenta que apela para o marketing visual, que é muito importante nesse setor.
Falamos que o vídeo tem que conseguir passar autoridade para o cliente, não pode ser um vídeo torto, tremido, mal editado. Certo?
Então, vejamos agora algumas características de um bom vídeo para que seja entendida a necessidade de um vídeo profissional, e para que seja mais fácil escolher um profissional que realmente seja bom.
Características de um bom Vídeo Imobiliário
É indispensável ter um Roteiro
Um bom vídeo precisa ter roteiro. Um roteiro é basicamente escrever todas as falas durante e o vídeo e sinalizar onde acontece cada passagem do vídeo. Ou seja, sinalizar o que acontece em cada trecho durante o vídeo.
Isso porque na hora da edição, o trecho em que algo está sendo falado, mas que ninguém aparece, tem que mostrar aquilo que está sendo falado. E isso ão é algo muito fácil de fazer. Precisa ter experiência em edição, gravação de vídeo e produção de roteiro.
Expressões
Alguém vai precisar aparecer no vídeo. E um vídeo cativante precisa transmitir carisma, felicidade, para dar uma sensação de alto astral para o lugar. Sorrir é uma boa maneira de fazer isso, mas em qual hora? Como ser alegre sem parecer um bobo alegre? Um profissional saberá conduzir isso.
Interpretação do texto
Assim, não adianta nada ter carisma, criar um bom roteiro e não interpretar bem o texto. E é bom ressaltar que a maior dificuldade de quem grava vídeo é justamente essa, dar vida ao texto, colocar entonação, expressar e dar expressão ao que está sendo lido/dito. O profissional contratado saberá treinar a pessoa para esses momentos.
Variação de voz
Em um bom vídeo é notória a narrativa, todos irão ficar atentos a ela. Por isso é preciso dominar o tom de voz durante a narrativa (falando um pouco mais alto, um pouco mais baixo, falar normalmente, falar mais forte, mais suave) técnicas repassadas por um profissional.
A forma correta de olhar para a câmera
Olhar para câmera é como olhar para o cliente ou a pessoa que está assistindo. E isso faz toda a diferença no vídeo. Mas qual é a maneira correta de fazer isso? Esse é outro ponto em que o profissional contratado dará orientações precisas.
Gestos
Geralmente as pessoas não sabem o que fazer com as mãos e fazem gestos feios enquanto estão falando. É preciso que alguém esteja atento para isso não acontecer.
Prestar atenção na iluminação.
Um vídeo é uma comunicação visual e precisa ser de alto padrão se quiser transmitir a imagem certa e transmitir a mensagem desejada. É preciso cuidar o visual do vídeo para transmitir a comunicação ideal.
Variação de imagem
Um vídeo imobiliário de qualidade precisa ter imagem em plano aberto e plano fechado. Precisa ter imagens no ambiente aberto e no ambiente fechado. E tecnicamente, isso não é fácil. Sem falar, do vídeo gravado em movimento que dá um efeito fantástico ao material compartilhado com o público.
Equipamentos.
Gravar vídeos sem os equipamentos necessários e adequados é um tiro no pé. Pois ao invés de passar a imagem de profissionalismo e de confiança, vai passa a imagem de amadorismo e criar desconfiança.
A captação do áudio deve ser feita com o microfone
Agora, preste atenção nesse detalhe sobre o vídeo imobiliário:
Fazer um vídeo falando apenas sobre um imóvel, só vai alcançar alguém que está interessado em imóveis. Pensando nisso, uma nova tendência para impactar as pessoas que não tenham interesse em imóveis, ainda, porque o vídeo vai despertar o interesse nelas, é: ‘Atrair o cliente pelo conteúdo’.
Ou seja, começar o vídeo não falando do imóvel em si. Começa falando sobre uma curiosidade do bairro, da cidade, da região, algo que atraia a atenção da pessoa no primeiro momento e então no decorrer do vídeo fale sobre o imóvel.
A chance de uma pessoa que está assistindo um vídeo com conteúdo se interessar pelo conteúdo, e ser impactada pela marca e pelo produto, é grande! Portanto, um vídeo que se adeque a tudo isso precisa ter um suporte profissional, não é mesmo?
Um ponto importantíssimo e que um profissional vai saber como usar, é a possibilidade dos vídeos usarem materiais de terceiro.
Os vídeos imobiliários podem utilizar imagens de construtoras parceiras, imagens de vídeos da prefeitura e de sites com vídeo grátis complementares
Só de pensar em juntar essa possibilidade a um bom conteúdo, um bom roteiro, boas técnicas e equipamentos já é possível imaginar o resultado fantástico, não é mesmo?
A importância de apresentar conteúdo e informações as pessoas por meio dos vídeos, é o posicionamento de autoridade que isso dará para a imobiliária ou o corretor no mercado. Sinalizando que há um conhecimento real do ramo.
Lembrando que para vender é preciso criar o desejo e para criar o desejo tem-se que fazer com que a pessoa queira imaginar como é viver no local e transmitir/apresentar conhecimento sobre o local onde está o imóvel é o segredo para isso.
A técnica dos 15 segundos iniciais
Os primeiros 15 segundo são primordiais para a pessoa decidir se vai ou não continuar assistindo ao seu vídeo. E essa é uma técnica que um profissional saberá aplicar ao vídeo imobiliário.
Pois para chamar atenção das pessoas que vão assistir ao vídeo, é preciso usar técnicas. E saiba que:
● A atenção precisa ser garantida nos primeiros 15 segundos
● É preciso utilizar gatilhos mentais de antecipação ou curiosidade, urgência ou escassez através, outra coisa que só um profissional saberá fazer.
Ou seja, o roteiro precisa ser bem pensado para que seja produzido um bom vídeo.
COPYS irresistíveis
Copys é um termo usado na hora de criar anúncios para redes sociais.
Exemplos de COPYS:
● Descubra como grandes empresários enriqueceram investindo em imóveis
● Os segredos de como pessoas comuns chegam ao sucesso investindo em imóveis e locando na temporada
Essa é outra técnica específica de profissional da área de vídeo imobiliários.
Consegue entender a necessidade dos vídeos para o mercado imobiliário, e porque esse tipo de vídeo (vídeo imobiliário) não pode ser produzido de forma amadora?
Muitos acham que os vídeos servem apenas para apresentar o imóvel, mas não é isso. Os vídeos são importantes jogadas de marketing, cheio de gatilhos mentais que, também vão apresentar o empreendimento ou o imóvel, mas principalmente vão gerar autoridade da construtora, do corretor e/ou da imobiliária. E por conseqüência, despertar a atenção de quem não estava procurando um imóvel e principalmente de quem já estava procurando.
Ou seja, um bom vídeo pode gerar cliente e efetivar vendas com mais facilidade.
Geralmente é o corretor que liga para o cliente e tenta marcar com ele para visitar um imóvel que pode ser vir a ser de seu interesse. Mas, já imaginou o cliente ligar para o corretor marcando a visita? Um vídeo imobiliário faz isso.
Um vídeo imobiliário de qualidade desperta no cliente, em alguns minutos, a curiosidade que normalmente o corretor para despertá-la precisa de mais de um contato.
Normalmente acontece assim:
1. O corretor liga para a pessoa e marca uma visita para tentar uma venda, e marca um encontro rápido
2. O corretor vai até a pessoa e apresenta detalhes do imóvel e enviar fotos que podem não agradar, mas se agradar, o próximo passo é ir até o local.
3. No local o cliente pode não gostar e aí recomeça o trabalho de apresentar outro.
Quanto tempo investido para converter uma proposta em uma venda!
Com o vídeo imobiliário o cliente assiste, já se informa sobre detalhes, e liga marcando a visita porque já está interessado.
O vídeo não substitui o esforço, mas agiliza o processo e prospecta clientes de maneira auxiliar. O corretor está falando com um cliente pessoalmente ou por telefone, e o vídeo está falando com outro, ou melhor, com vários outros no mesmo tempo.
O Mercado Imobiliário e os Vídeos Imobiliários
O mercado imobiliário evoluiu. E hoje em dia o profissional que não pensar em se destacar, será deixado para trás e perderá espaço para a concorrência. Em dias de crise econômica, muitos dos ramos imobiliários acabam perdendo espaço, isso pode acontecer porque o desânimo chega, ou porque o profissional não se preocupa em aprender novas formas de atrair clientes.
Não dá pra negar que esse é um mercado de grande concorrência e ao mesmo tempo trata-se de um público que precisa ser atraído com algo a mais. Logo, profissionais que tendem a manter atitudes e pensamentos tradicionais são atropelados pelo mercado inovador.
Em tempos como esse os profissionais devem se inovar. Devem levar para o público, novidades. Precisam deixar claro sua função no mercado, porque o cliente deve escolher o seu negócio, empreendimento e/ou empresa, e não optar pela concorrência. E para isso, sair do comum é indispensável.
Existem diversas técnicas e ferramentas que podem auxiliar um profissional dessa área para efetivar e converter vendas. Com as pessoas cada vez mais conectadas, os profissionais precisam está cada vez mais conectados também. E são muitas as ferramentas disponíveis no mercado que podem fazer esse encontro entre profissional e cliente.
E dentre os muitos recursos que podem ser utilizados, está cada vez mais comum a gravação e divulgação de vídeos em sites e blogs. E como já vimos, a divulgação de vídeos imobiliários contribui e muito para que o anúncio de um imóvel seja efetivado.
E falando de algo mais concreto, as estatísticas, é importante destacar que: estatisticamente as vantagens obtidas por meio de vídeo, e isso em qualquer mercado, são indiscutíveis. E como já falamos sobre isso acima, no mercado imobiliário, hoje, o vídeo é uma ferramenta indispensável; pois ele é capaz de aproximar o cliente, do imóvel desejado, desde o primeiro contato.
Tendo entendido tudo isso sobre os vídeos imobiliários, é hora de entender onde estão os clientes deste ramo:
Os clientes deste ramo, como qualquer outro cliente, estão totalmente conectados às novas tecnologias. Ou seja, eles estão utilizando a internet constantemente por meio dos computadores, dos tablets e/ou dos smartphones. O que quer dizer que em casa, no trabalho ou na rua, todos estão conectados o tempo todo e é nesse momento que os profissionais precisam ter entendimento do mercado e das inovações para conseguir atrair cliente, e é preciso ser inteligente e usar o fato de todos estarem conectados a favor. É preciso ir onde os clientes estão, ou seja, aparecer na internet.
Resumindo a importância de um vídeo imobiliário
Vídeos são muito importantes para a divulgação de um trabalho, principalmente pelo fato de ser facilmente entendido.Sem contar que a maioria dos consumidores, dos compradores é melhor assistir um vídeo pela explicação e imagens serem claras. Por isso, é importante que os corretores de imóveis entendam o mercado, a necessidade do público e invistam em vídeos para a divulgação de seu trabalho, atraindo para si, cada vez mais, mais usuários que vão se transformar em possíveis compradores.
Resumindo sobre a produção do vídeo imobiliário
O setor imobiliário é um setor que demanda uma estratégia de venda e marketing inteligente, até mesmo por se tratar da importância do setor. Isso quer dizer que ter uma boa estratégia de marketing é fundamental. É preciso despertar no cliente a emoção a sensação de que ele está diante de uma possibilidade imperdível, ou do sonho da sua vida.
Os vídeos não servem apenas para apresentar o imóvel. Os vídeos são importantes jogadas de marketing, cheio de gatilhos mentais, que também vão apresentar o empreendimento ou o imóvel. Mas vão principalmente, gerar autoridade da construtora, do corretor e/ou da imobiliária para o mercado; e por consequência desperta atenção de quem não estava procurando um imóvel e principalmente de quem já estava procurando.
A partir do momento em que se começa a produzir bons vídeos, o retorno de clientes e por consequência, o retorno financeiro, nesse setor é muito maior. Os vídeos imobiliários quando feitos com técnicas e qualidade colocam os corretores e as imobiliárias que aderiram a esse recurso em outro patamar.
Aliás, o destaque vai para uma frase que citamos lá no começo: “Os vídeos quando são feitos com qualidade colocam o profissional em outro patamar de mercado.”
Por isso, faz-se extremamente necessário e sempre muito importante, que o profissional entenda de uma vez por todas que a tecnologia é uma grande ferramenta de trabalho, que ajuda e muito na prospecção e divulgação do trabalho, na comunicação com o cliente e sobretudo na conversão de vendas.